Especialista em Inteligência de Mercado

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Descrição da Vaga

1. MERCADO > Apoiar P&D com visão externa sobre mudanças no setor, comportamento do mercado e
direcionamentos estratégicos.
Realizar mapeamento de tamanho de mercado, categorias relevantes e tendências.
Identificar pontos de atenção para novos lançamentos (tecnologia, legislações, etc).
Fornecer dados ao P&D sobre velocidade de inovação e oportunidades em segmentos inexplorados.
Construir relatórios de monitoramento contínuo com foco em novos comportamentos e dados externos.
Construir shopping de preço: Atualização mensal da pesquisa e comparativo, junto a equipe
comercial/promotores de vendas
2. CONCORRENTES > Gerar inteligência palpável para guiar o desenvolvimento de produtos e precificação,
evitando decisões sem dados ou não coerentes.
Construir comparativo detalhado de portfólio, preços e argumentos de venda dos concorrentes.
Identificar curva A dos concorrentes e analisar sua precificação, posicionamento e canais.
Avaliar diferenciais percebidos, pontos fortes/fracos e ameaças competitivas.
Gerar materiais que auxiliem o marketing e o comercial na construção de vantagens competitivas.
Apoiar a importação com a identificação de fornecedores através de anpalises de importação, a fim de
obtermos melhores negociações
Apoio com pesquisas para desenvolvimento de produto
3. CONSUMIDOR >> Permitir que marketing e produto entreguem soluções mais conectadas com o desejo
real dos clientes.
Fornecer dados de comportamento de compra por canal, perfil e jornada do consumidor.
Apoiar o marketing na definição de mensagens mais aderentes.
Identificar “dores” do cliente em relação a preço, uso e comunicação dos produtos.
Mapear fatores decisivos de compra e gerar insights para o time de comunicação.
4. RESULTADOS >> Suporte direto à gestão de portfólio, posicionamento de preço e foco nas
oportunidades mais rentáveis.
Acompanhar o desempenho dos produtos: vendas, rentabilidade, giro e posicionamento no mix.
Identificar nossas categorias e sua performance por canal e região.
Analisar precificação e elasticidade de preços para recomendações de ajustes.
Avaliar composição ideal de mix por canal (ex: matcon vs mat elétrico).
Atualização e monitoramento de indicadores relacionados a produto

Requisitos Indispensáveis

Graduação em marketing, administração, estatistica ou áreas afins.
Experiência em marketing de produto, pesquisa de mercado e consumidor em empresas com desenvolvimento de produto.
Conhecimento em análise de mercado, precificação e gestão de ciclo de vida de produto.
Idioma Inglês/espanhol
Diferenciais não obrigatórios, mas desejáveis:
Experiência com canais B2B, distribuidores ou e-commerce - de preferência da consrução civil.
Vivência anterior com P&D ou áreas de desenvolvimento de produto.
Participação em projetos de precificação.

Requisitos Desejáveis

Visão sistêmica: entende como mercado, concorrência, consumidor e resultado se conectam.
Capacidade de síntese: traduz grande volume de dados em decisões práticas.
Mentalidade de produto: foco em apoiar o ciclo completo, do desenvolvimento ao pós-lançamento.
Curiosidade: busca ativa por tendências, ameaças e oportunidades.

Regime de Contratação

CLT

PCD

INDIFERENTE

Benefícios

Alimentação gratuita;
Assiduidade;
Compras de produto da Blumenau Iluminação com 50% de desconto;
Ginástica Laboral;
Médico na empresa;
Plano de saúde;
Plano odontológico;
PPR;
Seguro de vida;
Tele medicina;
Vale Transporte.

Local do Trabalho

Blumenau - Passo Manso

Horário de Trabalho

Geral - Horário Comercial

Informações Adicionais

Capacidade de transformar dados brutos em insights estratégicos.
Habilidade analítica para interpretar dados de mercado e concorrência.
Conexão entre variáveis de mercado, consumidor, concorrência e resultado.
Mentalidade de “como essa informação ajuda meu P&D, Marketing ou Comercial?” e capacidade de ouvir e adaptar análises a essas diferentes áreas
Escrita e comunicação objetivas de relatórios e apresentações.
Flexibilidade para ajustar entregas de acordo com prioridades cruzadas.
Gerenciamento de prazos simultâneos.
Proatividade em sugerir estudos e levantar hipóteses com base em oportunidades percebidos.
Forte capacidade analítica para avaliar o desempenho dos produtos e o impacto de mudanças no portfólio.
Experiência com estratégias de precificação, ponto de equilibrio, gestão de margens e construção de comparativos de preço
Conhecimento em ferramentas de pesquisa de mercado e CRM (ex: Google Trends, SEMrush, RD Station, Salesforce, mesmo que apenas para leitura).
Capacidade de leitura crítica de relatórios de institutos (Nielsen, IBGE, Euromonitor, etc.).
Capacidade de indicar o mix ideal por canal ou cliente.
Conhecimento em Excel, ferramentas de BI, pesquisa de mercado e estatística básica (percentual, variações, médias, elasticidade).
Familiaridade com conceitos de portfólio, ciclo de vida de produto, comportamento de compra.
Sensibilidade comercial e conhecimento de canais de distribuição
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